• (85) 3274-7975
  • (85) 98828-7975

5

jan

Como fazer a minha empresa aparecer no Google Meu Negócio?

Um dos primeiros passos para ganhar mais visibilidade e reconhecimento é colocar a sua empresa no Google Meu Negócio, mas como fazer isso da melhor forma? Confira!

Provavelmente você já procurou algum serviço ou empreendimento na internet para descobrir mais informações ou até encontrar dados básicos, como telefone e endereço, não é mesmo? Se você deseja entender como apresentar as informações da sua empresa dessa mesma forma, é importante conhecer a ferramenta Google Meu Negócio.

Tanto na versão mobile quanto pelo computador, o Google Meu Negócio disponibiliza diversas funcionalidades para facilitar a identificação da sua organização por outros usuários que estão próximos à região, no Brasil e ao redor do mundo.

Por mais que a sua empresa já exista há muito tempo e já tenha uma boa carteira de clientes, estar no Google Meu Negócio é uma ótima escolha para quem deseja manter a visibilidade em alta, ter presença digital e, assim, se destacar mais perante à concorrência. 

Ao longo deste artigo, você vai conferir as principais dicas para descobrir como fazer a sua empresa aparecer no Google Meu Negócio com mais sucesso. Boa leitura!

O que é Google Meu Negócio?

Basicamente o Google Meu Negócio é uma das plataformas desenvolvidas pelo Google, que tem o objetivo principal de ajudar empreendedores a divulgarem a sua empresa de forma gratuita, intuitiva e prática, gerando resultados no site de busca e no Google Maps.

Por meio dessa ferramenta, é possível apresentar diversas informações relevantes sobre o seu empreendimento, a fim de gerar mais credibilidade aos usuários e captar novos clientes em potencial como:

  • descrição da empresa;
  • endereço físico e/ou virtual;
  • telefone de contato;
  • horários de funcionamento;
  • detalhes sobre os serviços ou produtos;
  • avisos ou eventos;
  • perguntas e respostas;
  • fotos da empresa;
  • avaliações dos clientes.

Por que utilizar o Google Meu Negócio?

Apesar de muitas empresas conquistarem diversos benefícios por meio dos avanços tecnológicos, alguns outros empreendedores ainda não entendem o porquê da necessidade de estar na internet, já que conseguem bons resultados sem utilizar as ferramentas da rede.

Porém, o Google Meu Negócio pode ajudar você a divulgar mais o seu negócio, de forma orgânica e sem precisar estar o tempo todo nas redes sociais. É uma ótima escolha para quem não tem tempo nem muitos recursos disponíveis para investir em divulgação, mas deseja se destacar mais. 

Confira, a seguir, as principais vantagens de utilizar a plataforma Google Meu Negócio:

  • aumento da confiança dos clientes;
  • análise de resultados precisos;
  • mais facilidade para captar clientes;
  • geração de competitividade;
  • aumento do público.

Como fazer a sua empresa aparecer no Google Meu Negócio?

Agora que você já sabe o que é esse serviço do Google, e as principais vantagens que ele oferece, é hora de entender o passo a passo para inscrever a sua empresa na plataforma Google Meu Negócio. Siga conosco!

Acesse o site do Google Meu Negócio

O primeiro passo é se cadastrar, clicando em “Comece Agora” na página inicial da plataforma. Você pode fazer o login por meio do e-mail que utiliza no Gmail para facilitar esse processo.

Insira as informações da sua empresa

Depois de fazer o login, você deve localizar o endereço do seu negócio no mapa e inserir as informações básicas, como nome da empresa e telefone, e clicar em “continuar”.

Confirme a sua autorização

É importante atentar para as informações preenchidas, a fim de ter segurança de que estão todas corretas, e confirmar a autorização para gerenciar a sua empresa.

Confirme o local do seu negócio

Ao confirmar a autorização, o Google gera a informação de que vai enviar um código de verificação postal para o seu endereço de trabalho. Esse código pode demorar até 15 dias úteis para chegar em sua empresa e, assim que ele chegar, é importante confirmá-lo no site do Google Meu Negócio.

Preencha mais informações 

Com o código verificado, a sua empresa já garante uma página no Google e, assim, você pode adicionar informações complementares ao cadastro, como fotos do local de trabalho, horários de funcionamento, entre outros.

Para otimizar a visualização da sua empresa no Google Meu Negócio, depois de seguir esses passos, é indicado adotar algumas boas práticas que podem fazer toda a diferença a longo prazo, entre elas:

  • manter as informações atualizadas; 
  • utilizar fotos de boa qualidade;
  • aproveitar a parte da descrição para contar uma breve história da empresa;
  • estimular os clientes a fazer comentários ou avaliações;
  • enviar respostas aos feedbacks;
  • utilizar a ferramenta de postagens para divulgar eventos;
  • permitir que os usuários marquem horários para visitar o negócio;
  • habilitar o chat em horário comercial.

Colocar a sua empresa para aparecer no Google Meu Negócio é a escolha ideal para fortalecer a sua marca e, ainda, conquistar a confiança de mais clientes. Esperamos que este artigo ajude você a obter mais sucesso com essa ferramenta prática e gratuita!

Continue acompanhando o nosso blog para encontrar mais conteúdos sobre gestão de negócios, empreendedorismo, dicas de marketing e tecnologia.