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7 dicas para ter mais produtividade com trabalho Home Office na sua empresa

Quando se fala em trabalho Home Office logo fica a dúvida: como garantir a produtividade do time com o trabalho remoto?

Apesar de parecer simples na teoria, muitas pessoas não estão preparadas para superar alguns dos desafios que essa modalidade de trabalho impõe, principalmente quando se trata de separar a vida pessoal da vida profissional no escritório em casa.

Nessas horas, todos os detalhes fazem a diferença e, para obter resultados positivos e evitar a queda da produtividade, é necessário ter muito empenho para não se distrair e não perder o foco em sua rotina.

Vantagens do trabalho home office para as empresas

Apesar dos desafios e de necessitar de alguma adaptação do time, pesquisas mostram que o trabalho home office pode, sim, aumentar a produtividade e contribuir para uma equipe mais motivada e uma melhor entrega de resultados.

Mas, na prática, como o trabalho home office pode aumentar a produtividade se a equipe está trabalhando separada e em um ambiente que pode gerar muitas distrações?

Se você ainda não está convencido, confira algumas das vantagens que o trabalho remoto trazem para sua equipe e, ao mesmo tempo, para a empresa:

Diminuição nos atrasos

Trabalhando em casa, não há necessidade de passar por estresse no trânsito, lidar com atrasos no transporte público ou engarrafamentos. Sendo assim, o funcionário não gasta horas com deslocamento e dedica sua energia para começar o trabalho na hora certa.

Redução de custos para a empresa

Uma das maiores vantagens para a empresa com o trabalho home office é a redução dos custos, como, por exemplo:

  • transporte;
  • cafezinho e lanches;
  • gasto de energia;
  • custos com manutenção de equipamentos, como ar-condicionado, equipamentos de escritório e estrutura física
  • no geral;
  • funcionários de limpeza, segurança etc.

Mais qualidade de vida para o funcionário

O trabalho home office dispensa a maioria dos estresses que são comuns à rotina de trabalho tradicional, como horas no trânsito, transporte público lotado, alimentação pouco adequada, entre outras coisas que estressa seu time antes mesmo de começar o dia.

Ao evitar esses desgastes, o colaborador adquire mais qualidade de vida e, consequentemente, trabalha mais motivado e melhora a qualidade da entrega.

Além disso, o trabalho remoto também pode proporcionar mais flexibilidade de horários.

Dependendo da atividade da sua empresa, é possível acordar com seus colaboradores as horas que serão trabalhadas no dia para que eles consigam fazer o trabalho em seus horários mais produtivos.

E ainda, por estar em casa, é possível conciliar o trabalho com outras atividades simples, como uma ida ao médico ou receber um prestador de serviço em casa sem precisar faltar ao trabalho.

Leis trabalhistas já regulamentaram o home office

Após a Reforma Trabalhista, o trabalho home office foi regulamentado como uma modalidade formal de atividade. Então, se você é um empregador que quer fazer tudo dentro da lei ou garantir seus direitos como empregado, pode ficar tranquilo!

A regulamentação do teletrabalho (como é chamado o home office) define detalhes importantes como controle de jornada, contrato de trabalho, regras sobre a estrutura para o empregado trabalhar e quais as obrigações da empresa.

Quem pode fazer home office?

Para que o trabalho feito em casa seja feito com a mesma qualidade que é feito na empresa, as atividades do colaborador precisam ter a possibilidade de ser realizadas fora da estação de trabalho.

Empresas que trabalham com produtos digitais, e-commerce, softwares e consultorias, por exemplo, podem executar o trabalho fora da empresa sem prejuízo à produtividade.

Já nos casos em que o trabalho demanda que o empregado esteja no local físico, como vendas, produção industrial, construções etc, não permitem tanta flexibilidade.

Ainda assim, é possível flexibilizar a jornada em alguns dias da semana, seja para produzir relatórios, planejamentos ou fazer reuniões remotas, por exemplo.

Como manter a produtividade no home office

Agora que você já sabe das vantagens de implementar o teletrabalho na sua empresa, confira 7 dicas para garantir a produtividade do seu time mesmo à distância:

1. Tenha um espaço em casa para ser seu escritório

Esse lugar é muito importante para contribuir com a tranquilidade, foco e concentração nas atividades que você precisa desenvolver.

Esse cantinho especial deve quebrar a sua conexão com outras partes de casa que te remetem a descanso ou diversão.

2. Faça um bom planejamento semanal

Reúna-se com o time para planejar as ações da semana. Esse momento é riquíssimo para alinhar as expectativas da liderança em relação às entregas da equipe e muito importante para o desdobramento de meta semanal para que as ações sejam norteadas no objetivo principal, o atingimento de meta.

Ao final dessa reunião, é importante que o time saia bem orientado, com as dúvidas sanadas e comprometido com o que ficou definido.

3. Não esqueça das reuniões diárias

O contato no início do dia faze toda a diferença. Esse é o momento de responder o que vai ser priorizado no dia e expor se terá algum obstáculo que esteja impedindo a pessoa ou a equipe de alcançar a meta.

Esse momento deve ser bem objetivo e direcionado para impulsionar o time à ação mais rápida, além de possibilitar um acompanhamento mais próximos das atividades, evitando surpresas no meio do caminho.

4. Não interrompa seu trabalho para afazeres domésticos

A interrupção é, sem dúvidas, a grande vilã que derruba produtividade. Ela atrapalha a linha de raciocínio que é fundamental para a sua entrega.

Converse com as outras pessoas da sua casa e deixe claro que está trabalhando. Caso more sozinho, separe um tempo para realizar as tarefas domésticas para que não misture as atividades e assim consiga obter os resultados esperados.

5. Utilize ferramentas adequadas

É importante que seu computador comporte todas as ferramentas necessárias para o seu trabalho ser bem executado.

Além de uma boa internet, existem serviços em nuvem e várias ferramentas que podem ajudar equipes e profissionais de qualquer empresa a gerenciar o trabalho e manter a produtividade.

6. Use a comunicação a seu favor

Comunique-se bem com o seu time e com as pessoas que você precisa interagir para uma boa execução do seu trabalho.

Outro vilão do trabalho remoto é a comunicação, elemento primordial para uma boa gestão de equipes. Porém, com as ferramentas que temos à nossa disposição, podemos perfeitamente vencer esse desafio.

7. Faça uma boa gestão de tempo

Para se obter uma gestão de tempo efetiva, é primordial o controle das atividades com prazos bem estipulados e definidos.

Há diversas ferramentas que podem te auxiliar nesse processo, que vão desde controle de quais atividades devem ser realizadas e quanto tempo ela levará até o controle de tempo que os seus colaboradores levam em cada atividade.

Assim, o trabalho passa a ser mais bem controlado e direcionado.

Espero que este artigo tenha tirado suas dúvidas sobre trabalho remoto e que eu tenha te ajudado nesse processo de adesão ao home office na sua empresa!

Fonte: Blog Fortes Tecnologia